São João da Barra recebe presidente da Confederação Brasileira de Vela e fortalece posição no kitesurf nacional
- Guia Sanjoanense
- há 13 minutos
- 2 min de leitura
Nesta terça-feira (06), São João da Barra vive um momento marcante para o esporte local. O município recebe a visita técnica de Daniel Nottinghan Benevides Azevedo, presidente em exercício da Confederação Brasileira de Vela (CBVela), que chega com um olhar atento para o potencial da região como polo de treinamentos da classe olímpica Fórmula Kite.
Acompanhado pelo secretário municipal de Esportes, Edivaldo Machado, Daniel é recebido na sede da Secretaria de Esportes e segue agenda visitando as praias locais e conhecendo de perto o Projeto Catavento – uma iniciativa da Associação de Kitesurf Norte Fluminense que, com o apoio da Prefeitura, transforma a realidade de crianças e jovens através do ensino gratuito do kitesurf.
O município se destaca cada vez mais no cenário nacional do kitesurf. Apoiando talentos locais por meio da lei municipal de ajuda de custo, São João da Barra já colhe frutos: o jovem atleta sanjoanense Vittor Maciel Filho, o "Vittinho", de apenas 16 anos, integra a Seleção Brasileira de Vela Jovem e se prepara para disputar o Mundial da Juventude World Sailing 2025, em Portugal. Com treinos intensivos e muito potencial, Vittinho já é apontado como promessa para os próximos Jogos Olímpicos.
A geografia privilegiada do litoral e o apoio institucional impulsionam o crescimento da modalidade. “O nosso litoral favorece a prática do kitesurf com seus ventos fortes e constantes. O apoio da Prefeitura e os investimentos contínuos estão tornando São João da Barra uma referência no esporte”, afirma o vice-presidente da Associação Brasileira de Kitesurf, Vittor Maciel.
Durante a visita, Daniel também participa de atividades no Sesc Grussaí, instituição que tem contribuído com clínicas e intercâmbio de atletas nacionais, reforçando ainda mais o ambiente propício ao desenvolvimento do esporte.
Com tantos avanços, São João da Barra já entra no radar da Associação Brasileira de Kitesurf (ABK) como candidata à criação de um Centro de Formação e Desenvolvimento de Base Olímpica da região Sudeste, o que pode colocar o município definitivamente no mapa dos grandes centros de esportes náuticos do Brasil.